Velhos são os Trapos!

Se disser a uma pessoa conhecida “estás velho” é muito provável que oiça esta resposta: “Velhos são os trapos”. Velhos são os trapos porque as pessoas não envelhecem, diz-se.

A evolução da ciência e da medicina permite-nos viver mais anos com saúde e qualidade de vida, fazendo com que seja possível mantermos a esfera privada (família, lar e escola) e a esfera pública (trabalho e vida social) ativas por mais tempo.

Porque vivemos até mais tarde os governos viram-se obrigados a alargar a idade da reforma, a fim de assegurar as pensões de quem por aqui fica numa vida mais grisalha, mas nem por isso menos interessante.

Também o privado e a sociedade civil criam cada vez mais condições para que as pessoas se possam sentir integradas, continuando a criar valor nas organizações e na sociedade em geral. Desta forma a diferença entre gerações será cada vez menos sentida uma vez que todos colaboram, de acordo com as suas competências, para o bem comum.

Em Portugal testemunhamos cada vez mais casos práticos de experiências que procuram, por um lado, fazer o upskilling e/ou reskilling de trabalhadores seniores, ao mesmo tempo que favorecem a intergeracionalidade nos locais de trabalho.

A Casa do Impacto, é um programa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML)  cujo propósito é contribuir para a criação de Impacto Social positivo na comunidade. Esta criou o projeto 55+ que proporciona uma vida ativa a todos aqueles que com mais de 55 anos de idade querem ocupar-se e /ou pôr os seus talentos ao serviço da sociedade.

Se para muitos, dizem, a idade pode ser um impedimento para uma vida mais ativa e saudável, para o 55+, é uma excelente oportunidade para fazer algo de que se gosta e que pode ser útil para a comunidade.

Deste modo, o projeto cria uma plataforma de serviços agrupados em quatro valências —acompanhamento, casa, aulas, reparações— onde pessoas com mais de 55 anos prestam serviços tão diversos com acompanhar um idoso a uma consulta, dar aulas de música, passar a ferro, dar explicações a jovens, passear e cuidar de cães, entre outras ofertas disponíveis. Basta ir ao site escolher o serviço que pretende e preencher um breve formulário tendo em vista um posterior contacto por parte do 55+.

Outra boa prática é o empreendedorismo 5.0 um projeto do Instituto Pedro Nunes (IPN) em Coimbra, um programa de formação e mentoria —que conta na sua própria equipa com um grupo intergeracional de formadores— que dá formação e mentoria em empreendedorismo a pessoas com pelo menos 50 anos, escolaridade mínima obrigatória, e cuja situação profissional seja uma das seguintes:  empregadas por conta de outrem ou por conta própria, pessoas desempregadas ou pessoas ativas, em situação de reforma ou outra.

O empreendedorismo 5.0 procura apoiar todos aqueles que com mais de 50 anos sonham criar e gerir o seu negócio e que para isso precisam de refrescar conhecimentos, desenvolver competências de empreendedorismo, tirar partido de uma rede de contactos e mentores, ou refrescar conhecimentos. 

Curiosamente, e no que ao empreendedorismo diz respeito, ainda de acordo com o empreendedorismo 5.0, diversos estudos indicam que pessoas que iniciam o seu próprio negócio com mais de 50 anos são duas a três vezes mais bem-sucedidas do que as que têm menos de 30 anos. No entanto quase todos os programas de apoio ao empreendedorismo são voltados para jovens.

Com o envelhecimento da população portuguesa a acelerar a um ritmo considerável será desejável rever também as ofertas de formação e incentivo ao trabalho nomeadamente desde público mais sénior que continua a enfrentar alguma discriminação na hora de procurar emprego.

Se velhos são os trapos, os jovens seniores que aí andam dirão com cada vez mais frequência: em que posso ser útil?

Sugestões de leitura:

Casa do Impacto
https://casadoimpacto.scml.pt/

55+

https://55mais.pt/

 

Empreendedorismo 5.0

https://cincopontozero.pt/index.html

widgetit here

The European Commission’s support for the production of this website does not constitute an endorsement of the contents, which reflect the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.
Project Number: 2020-1-BG01-KA202-079064
Privacy Policy